A maioria dos usuários de computadores estão satisfeitos com o que eles tem. Eles usam o mesmo conjunto de programas de computador, todos os dias sem refletir sobre a quantidade infinita de programas que poderiam ser mais adequados às suas necessidades. A grande maioria utiliza os mesmos programas,
Winamp para música, o
Firefox para navegar na Web, o
Windows Media Player para vídeos, o
Gmail para e-mail e assim por diante. Este artigo irá descrever 4 aplicativos que você provavelmente nunca ouviu falar antes e que podem substituir as aplicações instaladas para melhorar sua experiência em utilizar o computador de outras formas.
1 - F.Lux
O F.lux muda o a temperatura de cor do seu munitor automaticamente. Ele utiliza gráfico de 24 horas para visualizar as mudanças. A temperatura da cor será normal durante o dia e irá baixando automaticamente com o passar do dia ajustando-se ao mundo real. Você vai adorar este aplicativo se você tiver que olhar para seu monitor especialmente à tarde e à à noite.
2 - Speedfan
Speedfan é uma interessante aplicação para monitorar e controlar a temperatura e velocidades de coolers. Usuários necessitam executar este aplicativo normalmente em dois cenários. O primeiro grupo se incomoda com o ruído que seu sistema produz, enquanto o segundo tem de lutar contra as temperaturas elevadas que podem levar a falhas e perdas de dados. Speedfan pode ajudar ambos os grupos. Ele pode diminuir a velocidade do ventilador do computador para reduzir o nível de ruído do sistema e também pode alertar o usuário se temperaturas que são alcançadas podem causar danos e problemas.
3 - Drive Namer
Drive Namer é uma excelente aplicação para adicionar nomes de drives ópticos, tais como unidades de CD ou DVD. O Windows por padrão não permite esta alteração o que torna confuso utilizar vários drives virtuais se temos instaladas mais de uma unidades de CD ou DVD. Drive Namer permite alterar o nome da unidade para algo prático que ajude a identificá-la à primeira vista.
4 - DeltaCopy
Deltacopy é um software sofisticado de backup que usa uma abordagem cliente-servidor, o que o torna ideal para os computadores localizados em uma rede.
Fonte: Ghacks
O uso de softwares livres está crescendo grandemente em todo mundo, tornando-se em um forte concorrente da poderosa Microsoft. Em si tratando de sistemas operacionais o Linux vem sendo um forte concorrente para o Windows, alargando cada dia mais as suas fronteiras.
O sistema operacional Linux é mantido por uma rede mundial de desenvolvedores mas foi criado em 1991 pelo filandes Linus Torvalds.
Pelo fato do linux ser livre todos podem usa-lo e redistribuí-lo gratuitamente.
Os famosos software da Microsoft como, word, excel,powerpoint, internet explorer e outros, claro, não são compatíveis com o linux, no entanto, existem uma série de software livres, opensource, que suprem todas estas necessidades, em alguns casos, até mesmo superando-os e, qualidade e desempenho, como o Broffice, Mozzila Firefox e outros.
Pelo fato do linux ser livre, sua atualiação é muito rápida, até mesmo de três em três meses, e além de tudo é gratuito, o que torna não recomendado ao usuário baixar ou comprar CD's(o fato do linux ser gratuito não contradiz-se com esta afirmação, continue lendo) de versões antigas do mesmo, uma vez que dificilmente encontrará suporte para resolução de seus problemas sendo que todos os usuários experientes já usam versões mais atualizadas.
Mas afinal, qual é a melhor distribuição do Linux?
O linux possui hoje várias distribuições, sendo elas:
Responder qual é a melhor versão do linux se torna tarefa difícil, ou até mesmo impossível de se dizer. Cada usuário tenta demonstrar com todos os argumentos possíveis porque sua distribuição é a melhor, e assim, quem estiver pesquisando ficará ainda mais confuso com diversas respostas sempre apontando para soluções diferentes.
Neste caso vai depender bastante de qual a necessidade do usuário, qual seu conhecimento e com qual sistema espe possuirá uma melhor interatividade. Ou seja,somente testando e descobrindo aquilo que melhor te supri e agrada.
Agora uma última questão: Onde posso conseguir o Linux na distribuição que quero?
Você pode tanto, baixá-lo da internet ou adquiri-lo através de revistas que o oferecem de brinde ou comprar pela internet, ou até mesmo recebe-lo pelo correio.
1º opção: Baixando da Internet.
Você pode baixar o linux pesquisando no próprio site linux.org, que te indicará os links para fazer downloads do arquivo, no link acima você encontra todas as distribuições do linux.
2º opção: Recebendo pelo correio.
A distribuição do Unbuntu pode ser solicitada pela internet, no entanto, devido ao fato delas virem do exterior pode ser cobrado por parte da receita federal alguns impostos, mas para fazer a requisição basta fazer o cadastro no serviço Lauchpad. Para saber mais a respeito dos impostos cobrados e tarifas, clique aqui!
Agora boa escolha na sua distribuição, qualquer dúvida a respeito do artigo deixe aqui seu comentário.
MULHERES - Dirigimos melhor...
RESPOSTA DOS HOMENS - Melhor que cegos!
MULHERES - Não ficamos carecas...
RESPOSTA DOS HOMENS - Se cabelo fosse bom não nascia embaixo do braço.
MULHERES - Temos um dia internacional...
RESPOSTA DOS HOMENS - Os outros 364 são nossos!
MULHERES - Temos prioridade em botes salva-vidas...
RESPOSTA DOS HOMENS - Nós sabemos nadar!
MULHERES - Uma greve de sexo consegue qualquer coisa...
RESPOSTA DOS HOMENS - Inclusive um chifre!
MULHERES - A programacão da TV é 90% voltada pra nós...
RESPOSTA DOS HOMENS - Nós temos DVD!
MULHERES - Somos os primeiros reféns a serem libertos...
RESPOSTA DOS HOMENS - Porque nem sequestradores aguentam vocês!
MULHERES - A idade não atrapalha nosso desempenho sexual...
RESPOSTA DOS HOMENS - Mas atrapalha pra arrumar parceiro sexual!
MULHERES - Somos nós que somos carregadas na noite de núpcias...
RESPOSTA DOS HOMENS - Caso contrário vocês podem se perder!
MULHERES - Se somos traídas, somos vítimas; se traímos, eles são cornos...
RESPOSTA DOS HOMENS - Se somos traídos elas são putas, se traímos somos garanhões!
MULHERES - Somos capazes de prestar atenção a várias coisas ao mesmo tempo...
RESPOSTA DOS HOMENS - Mas incapazes de executar ao menos uma de cada vez!
MULHERES - 98% da indústria de cosméticos e 89% da indústria da moda são voltadas pra nós...
RESPOSTA DOS HOMENS - 98% da indústria de cerveja e 89% da indústria automobilística são voltadas para nós!
MULHERES - 99% dos homens não cuida da aparência pessoal...
RESPOSTA DOS HOMENS - 99% da beleza feminina sai com água e sabão!
MULHERES - Não nos desesperamos em frente a um campo de grama com 1 bola e 22 mulheres...
RESPOSTA DOS HOMENS - Nós não nos desesperamos frente ao pedal da embreagem!
MULHERES - Fazemos tudo o que um homem faz, e de salto alto!...
RESPOSTA DOS HOMENS - Quero ver mijar em pé!
MULHERES - Podemos dormir com nossas amigas sem sermos chamadas de lésbicas...
RESPOSTA DOS HOMENS - Podemos dormir com suas amigas que elas não contam pra vocês!
Fonte:
Peroxas
1. ficar toda hora cutucando o ombro de uma pessoa fingindo que foi por causa do balançar do ônibus.
2. jogar o suvaco todo molhado e fedorento no cabelo de alguém.
3. solicitar a parada do ônibus só pra quando o ônibus parar niguém descer.
4. segurar a porta do ônibus depois que alguém sair e soltar no meio do caminho, pra dar aquele estrondo e assustar todo mundo.
5. fingir que tá tendo um ataque grave de asma .
6. soltar um peido e depois ficar gritando e xingando a suposta pessoa que peidou.
7. ouvir musica sem fone de ouvido e comecar a cantar bem alto e com o som pra todo mundo ouvir o ultimo CD do rio negro e solimões.
8. quando tiver sentado pegar as coisas de uma pessoa que tá em pé e na primeira curva jogar cada coisa pra um canto do ônibus.
9. pagar a passagem do ônibus em moedas de 1 centavo.
10. finjir que atende o celular e comecar a falar bem alto, finjindo ser com a sua namorada e começa a falar da noite que vocês tiveram ontem, contando todos os detalhes.
11. ficar fazendo musculação no ferro do ônibus.
Constituição do LCD
Um LCD é constituído de um líquido polarizador da luz, eletricamente controlado, que se encontra comprimido dentro de celas entre duas lâminas transparentes polarizadoras. Os eixos polarizadores das duas lâminas estão alinhados perpendicularmente entre si. Cada cela é provida de contatos elétricos que permitem que um campo magnético possa ser aplicado ao líquido lá dentro. O LCD utiliza a polarização da luz graças a filtros polarizantes e dupla refração de certos cristais líquidos em fase nematic podendo-se fazer variar a orientação em função do campo elétrico. Do ponto de vista óptico, o ecrã em cristais líquidos é um dispositivo passivo (não emite luz) cuja transparência varia; deve por conseguinte ser iluminado.
O ecrã LCD é constituído por dois polarizadores em que as direções de polarização formam um ângulo de 90° de cada lado de um sanduíche formado por duas placas de vidro que encerram cristais líquidos.
As duas faces internas das placas de vidros comportam uma matriz de eletrodos transparentes, uma (preto e branco) ou três (cor) por pixel. A espessura do dispositivo e a natureza dos cristais líquidos são escolhidas de maneira a obter a rotação desejada do plano de polarização na ausência de tensão eléctrica (90° nos ecrãs TN). Nos ecrãs de grande dimensão, acrescenta-se espanadores, pequenas esfera transparentes, no espaço preenchido de cristais líquidos para manter muito fraca a espessura (20 µm) constante e precisa. A aplicação de uma diferença de potencial mais ou menos elevada entre os dois eletrodos de um pixel provoca uma mudança de orientação das moléculas, uma variação do plano de polarização e por conseguinte uma variação da transparência do conjunto do dispositivo. Esta variação de transparência é explorada por uma retroiluminação, reflexão da luz incidente ou projeção.
O pixel
O pixel é a unidade básica de uma imagem numérica. O seu nome provem da locução inglesa picture element, que significa, “elemento de imagem” ou “ponto elementar“. Certos documentos (de origem IBM) falam também de pel. É o ponto mínimo endereçável pelo controlador vídeo. É por exemplo a unidade utilizada para especificar as definições de afixação (amplitude x altura). Num monitor colorido cada Pixel é composto por um conjunto de 3 pontos: verde, vermelho e azul. Cada um destes pontos é capaz de exibir 256 tonalidades diferentes (o equivalente a 8 bits) e combinando tonalidades dos três pontos é possível exibir 16 milhões de cores diferentes. Em resolução de 640 x 480 temos 307 mil pixels, a 800 x 600 temos 480 mil, a 1024 x 768 temos 786 mil e assim por diante. Resumindo, um pixel (aglutinação de Picture e Element, ou seja, elemento da imagem) é o menor elemento num dispositivo de exibição (como por exemplo um monitor), ao qual é possível atribuir-se uma cor. De uma forma mais simples, um pixel é o menor ponto que forma uma imagem digital, sendo que o conjunto de milhares de pixels formam a imagem inteira. É a menor unidade de uma imagem, e quanto maior for o número de pixels, melhor a resolução que a imagem terá.
Tamanho da tela e resolução
Com a popularização dos monitores LCD, é cada vez mais comum encontrar no mercado aparelhos de tamanhos maiores do que os tradicionais monitores de 14″ ou 15″ (lê-se o símbolo ” como polegadas). No momento em que este artigo era elaborado no InfoWester, os monitores LCD de 17″ eram os mais comuns, não sendo raro encontrar modelos de 19″, existindo ainda modelos maiores de 32″ , 40″ ou maior, sendo porém mais raros.
Em relação à resolução, os monitores LCD trabalham com taxas satisfatórias, mas há uma ressalva: é recomendável que o monitor trabalhe com a resolução que recebe de fábrica. Isso porque a exibição da imagem será prejudicada, caso uma taxa diferente seja usada. Por exemplo, pode acontecer de o monitor deixar uma borda preta em torno da imagem em resoluções menores que o padrão ou, ainda, o aparelho pode esticar a imagem, causando estranheza a quem vê.
Contraste e brilho
O contraste é outra característica importante na escolha de monitores LCD. Trata-se de uma medição da diferença de luminosidade entre o branco mais forte e o preto mais escuro. Quanto maior for esse valor, mais fiel será a exibição das cores da imagem. Isso acontece porque essa taxa, quando em número maior, indica que a tela é capaz de representar mais diferenças entre cores. Para o mínimo de fidelidade, é recomendável o uso de monitores com contraste de pelo menos 450:1.Em relação ao brilho, o ideal é o uso de monitores que tenham essa taxa em, pelo menos, 250 Cd/m² (candela por metro quadrado) .
Protótipos de LCD
Protótipos de LCD retroiluminados por uma matriz de díodos électroluminescentes (DEL) brancos foram apresentados. Melhoram claramente a uniformidade de iluminação e prometem uma duração de vida equivalente à do painel LCD. Projeção: A iluminação transmitida é utilizada igualmente nos projectores, onde a imagem de um ecrã LCD cor pequena (cerca de 2 cm de diagonal) é projectada por um dispositivo óptico comparável a um projector de diapositivo que utiliza uma lâmpada halogénica de forte potência. Os melhores resultados são obtidos utilizando 3 ecrãs monocromo e um conjunto de filtros e prismas que decompõem e voltando a marcar o espectro luminoso. Iluminação reflexiva: O ecrã funciona com a reflexão da luz incidente, muito utilizado para os assistentes numéricos pessoais, as calculadoras, baladeiras e os relógios. Utiliza-se sobretudo com os ecrãs monocromo, suficientemente transparentes
a vantagem: Uma luminosidade naturalmente adaptada à iluminação ambiental;
o principal inconveniente: Ilegível quando a iluminação ambiental é fraca.
Iluminação transflectif
Combina um dispositivo reflexivo e uma retroiluminação transmitida. Disponível sobre numerosos assistentes pessoais (PDA) e certos aparelhos foto. As características de um ecrã LCD são definidas pela norma ISO 13406-2. Esta é a norma internacional que impõe os requisitos para a qualidade de imagens produzidas em monitores que utilizam a tecnologia LCD cobrindo os seguintes aspectos:
· Iluminação da imagem
· Contraste
· Reflexão
· Cores
· Iluminação e uniformização da côr
· Cintilação
· Análise das letras
Tipos de LCD
Neste momento existem no mercado diversos tipos de dispositivos que utilizam a tecnologia LCD, sendo: TN (twisted nematic - nematic assinala, em inglês, a qualidade dos cristais líquidos que apontam todos na mesma direção): é um tipo encontrado nos monitores LCD. Os monitores que usam TN podem ter a exibição da imagem prejudicada em animações muito rápidas.
STN (super twisted nematic): é uma evolução do TN, capaz de trabalhar com imagens que mudam de estado rapidamente.
GH (Guest Host): é uma espécie de pigmento contido no cristal liquido que absorve luz.
O TFT tem como principal característica a aplicação de transistores em cada pixel sendo muito encontrado no mercado. Thin-film transístor (TFT) é uma tecnologia para os ecrãs a cristais líquidos (LCD), que permite as imagens poder defilar mais rapidamente. Com efeito, a imagem existente apaga-se diretamente, deixando lugar ao seguinte que se fixa instantaneamente. Isto permite uma visão mais vazada e menos leve das animações (filmes, etc..). É feito pelo depósito de finas películas para os contatos metálicos, as camadas semicondutoras ativas e as camadas isolantes. É a melhor variante da tecnologia LCD e é mais flexível, já que cada pixel é controlado individualmente.
A maioria dos TFT não são transparentes eles próprios, mas os seus eletrodos e interconectores podem ser. Os primeiros TFT transparentes, baseados em óxido de zinco foram inventados em 2003 pelos pesquisadores da Universidade do Estado Americano do Oregon (Oregon State University). Também há outro tipo, Matriz Passiva DSTN (Double Super Twist Nematic), os quais se usam em dispositivos portáteis.
Vantagens e desvantagens
Como qualquer outro dispositivo do género, também tem as suas vantagens e desvantagens. Importa neste momento assinalar as mais importantes:
Vantagens:
1. Os monitores do tipo LCD (seja do PC, da TV ou qualquer outro produto que utilize esse recurso) possuem uma tela que é realmente plana, eliminando as distorções de imagem dos monitores do tipo CRT (Cathode Ray Tube, ou seja, tubo de raios catódicos), que tem suas telas curvas, causando as distorções;
2. Não prejudica a visão;
3. Os monitores LCD gastam menos energia do que os CRT;
<>
Desvantagens:
1. O preço dos monitores LCD é muito caro em relação aos tradicionais;
2. Esses monitores tem o ângulo limitado a uma visão perpendicular a (90º). Qualquer desfalque da visão causa distorção nas cores e na imagem;
3. Contraste inferior ao modelo CRT.
Comparação LCD/Plasma
Fora o preço, a TV de plasma não é a mais adequada para qualquer consumidor. Varia conforme o uso. Para jogos, TV e computador não é o melhor. A televisão comum recebe o sinal analógico das transmissoras e a imagem é escalonada no chamado formato padrão 4:3, que significa 4 de largura por 3 de altura. A televisão de plasma é digital e trabalha com o formato usado no cinema e em filmes de DVD. É o chamado widescreen, de medida 16:9 ou 16:10, um rectângulo. Se exibir canais abertos, como programas locais, a imagem será 4:3 que, se for esticada para os 16:9 na tela de plasma, irá gerar uma distorção perceptível na imagem. Mesmo na TV por assinatura, a maioria dos canais são exibidos em 4:3. Qual será a solução? A solução está em assistir em 4:3 na tela de plasma, o que irá gerar duas tarjas pretas, grandes, nas laterais da tela - justamente a porção de imagem que não está sendo utilizada. Ocorre que a solução é um problema ainda maior, porque se as tarjas pretas ficarem por horas seguidas, elas irão manchar o plasma, causando o efeito burn-in. Para 100% de satisfação, só mesmo os filmes em DVD em widescreen que encham a tela.
Uma outra opção disponível no mercado são as telas de cristal líquido, LCD. A principal diferença é a formação da imagem e a resolução, que no LCD varia de 1024×768 a 1920×1080 pixels, associada a um baixo consumo de energia. A tela de LCD é mais usada actualmente para dispositivos pequenos, como displays de telefones moveis, equipamentos de som em carros e monitores de computador, além de TVs abaixo de 42 polegadas. O LCD também apresenta problemas, que são menos graves. Em imagens muito rápidas, às vezes é possível identificar rastros na tela, o chamado efeito fantasma ou ghost. Esses rastros são instantâneos, não mancham e não queimam a tela, mas incomodam bastante. Isso ocorre, também, porque o sinal é analógico. Para uso em computador, o problema é facilmente solucionado ao comprar um cabo digital de conexão entre o monitor o PC, o que acaba com o efeito fantasma e melhora consideravelmente a qualidade da imagem. Mas não funciona em televisão. Entre as desvantagens do LCD, é que a relação brilho/contraste não é tão vibrante quanto o plasma.