Turma B-208

Tecnologia, Informação e Entretenimento

ad

Discos holográficos vão chegar mais cedo graças à GE

Apesar de ser conhecida no Brasil como fabricante de eletrodomésticos, lá fora a General Eletric é bem mais do que isso. E não tô falando só da NBC Universal. Sua àrea de abrangência é imensa: vai de turbinas de avião à locomotivas. E por estar intimamente ligada à tecnologia, não é de se espantar que ela tenha anunciado hoje que seus pesquisadores “atingiram um estágio avançado na área de armazenamento holográfico”.

holog Segundo o The New York Times, a GE tem trabalhado nesse projeto desde 2003 e um dos principais desafios era encontrar os materiais e técnicas que fizessem os hologramas refletirem luz o bastante para que os padrões de dados pudessem ser detectados e lidos. O avanço anunciado foi nessa parte. Ele envolve um aumento de 200 vezes no poder refletivo dos discos que os permitiram serem lidos por Blu-ray players atuais.

Por causa disso e do posicionamento dessas particulas holográficas através dos discos, os pesquisadores também prometem que a tecnologia de leitura da mídia holográfica será retroativamente compatível, ou seja, será possível ler discos de DVD e Blu-ray no mesmo player que lê essa nova mídia.

Ainda é necessário que a tecnologia tenha uma relação de custo-benefício boa o bastante para alavancar o seu uso na indústria e nos consumidores, mas os pesquisadores estão confiantes de que quando a tecnologia estiver pronta (por volta de 2011) os custos serão de menos de 10 centavos de dólar por gigabyte (bem menos do que o 1 dólar por gigabyte dos discos Blu-ray) e o poder de armazenamento será de por volta dos 500 gigabytes.

Resta saber se a indústria de filmes adultos vai abraçar essa nova mídia, pois todo mundo sabe que é assim que se vence uma guerra de formatos. Não é mesmo Toshiba Sony?

Via Slashdot | Fonte da imagem

0 comentários:

Postar um comentário

ad

Seguidores

Marcadores